quinta-feira, 9 de junho de 2011

Expansão do Programa NERDS da Fronteira Aprovado para 2012

     A FASE 2 do Programa NERDS da Fronteira emplacou para 2012!!! Foi aprovado e contemplado com recursos. Temos garantidos mais R$ 144.954,00 em materiais e bolsas!! 
    Essa é mais uma grande vitória do Programa NERDS da Fronteira, que vem atuando no Câmpus de Ponta Porã da UFMS, com a Orientação do Profº. Drº. Amaury Antônio de Castro Junior.

    Parabéns a todos que estão trabalhando para a consolidação do programa!

O resultado completo está disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12243&Itemid=490



Notícia divulgada no Site da UFMS:


http://www-nt.ufms.br/news/view/id/1355


E no Site da PREAE:


http://www.preae.ufms.br/manager/titan.php?target=openFile&fileId=537

UFMS traz a Ponta Porã o Projeto Musical "Hermanos Irmãos"


  A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está realizando, neste ano de 2011, diversas ações educativas e culturais nas unidades
do interior do estado.
    Neste contexto, o Câmpus de Ponta Porã (CPPP) da UFMS convida toda a sociedade pontaporanense que gosta de cultura e da boa música para assistir a apresentação cultural que será realizada na unidade da UFMS de Ponta Porã com a presença do Grupo "Hermanos Irmãos", composto pelos artistas Jerry Espíndola, Rodrigo Teixeira e Márcio de Camillo.

O show acontecerá na data, local e horário abaixo especificado:


Dia: 14 de junho de 2011 - Terça-Feira
Horas: 20h00
Local: Pátio do CPPP/UFMS




Alunos do CPPP participam do XXIX SBRC em Campo Grande-MS

Alunos do Câmpus de Ponta Porã da UFMS participaram do XXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), realizado na cidade de Campo Grande/MS no período de 30 de maio a 03 de junho de 2011.
            O evento foi de grande importância para pesquisadores e estudantes das áreas de redes e sistemas distribuídos contando com a participação de aproximadamente 700 pessoas, em sua maioria mestres e doutores. Juntamente com o evento foram oferecidos workshops em conjunto com o Simpósio propiciando para os participantes um ambiente mais informal para discussões do que aquele tipicamente encontrado no simpósio principal.        
Os workshops tiveram em sua maioria a duração de um dia e serviram para congregar pesquisadores e estudantes em torno de temas específicos e de relevância para o desenvolvimento da área de Redes e Sistemas Distribuídos.
Os minicursos realizados na 29ª Edição, abordaram questões relativas à próxima geração de infraestrutura e serviços para a Internet do futuro.
O evento contou com a participação de pesquisadores de outros países realizando tutoriais e palestras.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto de línguas PROEL da UFMS de Ponta Porã


Será oferecido no Câmpus de Ponta Porã da UFMS Cursos de línguas (Português, Espanhol, Guarani, Inglês e Libras (Linguagem de Sinais Brasileira)), a idéia é dar oportunidade de aprender e desenvolver a comunicação por meio de diversas línguas as quais compõem a realidade multicultural do Município.
            Buscar o conhecimento é buscar por liberdade, saber se expressar perante todos os povos traz aproximação cultural, o PROEL garantirá a todos seus inscritos o aprimoramento social, contribuindo assim para a formação humana.
            A linguagem é o maior meio de comunicação existente, ela dá vida a muitas vontades, expressa sentimentos, por isso não perca a oportunidade de se tornar mais próximo de todos.



quinta-feira, 26 de maio de 2011

IX Encontro Centro-Oeste e Norte de Grupos PET

           A UFMS participou do IX Encontro Centro-Oeste e Norte de Grupos PET (ECONPET), realizado na cidade de Palmas/TO no período de 20 a 22 de maio de 2011.
           Estiveram presentes alguns tutores e bolsistas de alguns dos grupos PET da UFMS. Entre os 34 trabalhos submetidos e apresentados na forma de PAINEIS durante o evento, a UFMS conquistou duas posições de destaque:
           O 1º. lugar ficou com o Grupo PET-Engenharia Elétrica, de Campo Grande, que apresentou o painel intitulado "Um estudo sobre os Avanços do Sistema de Distribuição devido à implantação de Smart Grids".
           Além disso, o 4º lugar na classificação geral ficou com o Grupo PET-Fronteira, do Câmpus de Ponta Porã, que apresentou o painel intitulado "A Expansão do PET: Desbravando as Fronteiras do Brasil". O painel apresentou resultados parciais de ações de extensão vinculadas ao Programa NERDS da Fronteira, com recursos do PROEXT, e que vem
sendo apoiado pelos membros do Grupo PET/Fronteira.
            Por fim, ficou definido na Assembleia Geral, realizada no final do encontro, que o X ECONPET, previsto para o mês de maio de 2012, será realizado em Ponta Porã/MS.



terça-feira, 10 de maio de 2011

Cine PET

O Cine PET é outro projeto em parceria com o Programa NERDS da fronteira. O objetivo principal é a prática da reflexão intelectual, filosófica e cultural, além de estimular o debate sobre temas centrais e periféricos de filmes propostos pela equipe organizadora da comunidade acadêmica.


A sessão seguirá as seguintes etapas:
1- Exibição do Filme.
2- Comentário do Convidado (com uma breve apresentação de no mínimo 20 minutos).
3- Debate.

- Quem poderá participar da sessão?
Alunos, professores, técnicos, acadêmicos, e todos aqueles que gostam de filmes com um bom tema e que gere um pequeno e agradável debate.


A primeira sessão vai ao ar no dia: 25/05 ás 19:20.
Filme a ser exibido: Gênio Indomável;
Membro Convidado: Profº Me. César Klayson Soares (Matemática).
Local: Auditório CPPP.

Os temas dos próximos filmes serão divulgados logo após o debate.