O Programa NERDS da Fronteira

Na maioria das vezes, o termo NERD possui conotação depreciativa e, apesar de estar relacionado com alta capacidade intelectual, se associa a pessoas solitárias e “excluídas” pelos seus pares. Para tentar dar novo significado ao termo, foi proposto, pelos professores e acadêmicos do Câmpus de Ponta Porã (CPPP) da UFMS, um programa de extensão intitulado 'NERDS da Fronteira'. A sigla escolhida abrevia o nome do Núcleo de Educação, Recreação e Desenvolvimento Social da Fronteira, que reúne professores e acadêmicos na organização de diversas atividades que envolvem raciocínio lógico e matemática, além de outras atividades físicas, intelectuais e motoras, tais como xadrez, música e esportes.
O programa envolve alunos dos cursos de ciências exatas e tecnológicas, popularmente conhecidos como “nerds”, oferecidos no Câmpus de Ponta Porã da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A intenção é a de contribuir com a melhoria da formação na área de matemática e informática nesta região do estado de Mato Grosso do Sul. Um dos grandes desafios é despertar nos alunos do ensino fundamental e médio, o interesse e a motivação pelo estudo da matemática, como base para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em muitas áreas de atuação do mercado de trabalho. A proposta pretende utilizar os recursos humanos e de infraestrutura do CPPP/UFMS para a realização de atividades e eventos que promovam o ensino da matemática, da computação e a realização de atividades recreativas que envolvam raciocínio e desenvolvam a coordenação motora, tais como xadrez, música e a prática esportiva.
Com isso os alunos irão se adaptando aos poucos a nova realidade a eles mostrada. A construção de um profissional e de um cidadão consciente passa por um processo de formação que se apresenta com características bem interessantes, inovadoras e motivadoras, no que diz respeito às condições didático-pedagógicas, criando situações onde os alunos possam utilizar a sua criatividade participando da construção de programas de computador, robôs, despertando a curiosidade e inúmeras vocações que se manifestam muitas vezes em ambientes propícios e que ofereçam as estrutura adequada para este desenvolvimento.