sexta-feira, 16 de setembro de 2011

2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude

A criação em 2003 da Comissão Especial de Políticas Públicas para Juventude (Cejuvent), se encarregou de construir um Plano Nacional de Juventude. Esta comissão organizou a Semana Nacional de Juventude, realizada em Setembro de 2003, e a partir daí todos os Estados se comprometeram a realizar um seminário e uma audiência pública. 


Hoje já com um desenho fundamentado em 3 frentes: A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), que não tem status de ministério, mas é ligada direto ao Presidente, caracterizada como uma secretaria articuladora (transversalidade de maneira diferente das demais); um programa experimental, que é o ProJovem; e por último o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), de caráter consultivo, sendo este um instrumento de formulação, validação e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para juventude. 

São consideradas Conferências Livres as realizadas presencialmente ou virtualmente em âmbito municipal, estadual, territorial ou temático; e as conferências municipais realizadas fora do prazo estabelecido pelo calendário nacional. 

As Etapas Livres não são etapas obrigatórias, e podem ocorrer em âmbito nacional ou local, não elegendo delegados para participação em nenhuma outra etapa subsequente. Porém, se devidamente cadastradas poderá ter suas propostas discutidas nas etapas seguintes. Etapa integrante do processo da 2ª CNPPJ, as Conferências Livres foram criadas como forma de ampliar a participação das diversas juventudes no processo da Conferência, de forma inovadora e criativa. 

As Conferências Livres são instrumentos de participação que ampliam a construção de espaços de discussão e debate onde os diversos setores da sociedade brasileira podem contribuir para o fortalecimento da Política Nacional de Juventude. As conferências livres são uma ferramenta diversificada que possibilita a ampliação da participação política trazendo para a discussão pessoas que não participam dos espaços formais de debate. 

Constituirá lema geral da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude – “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. 


A UFMS, parceira nesta ação, acredita que as conferências livres irão ampliar as possibilidades de agregar grupos ou agentes juvenis que não participavam ainda das esferas de debates mais tradicionais do movimento, contribuindo assim, para uma melhor formação política dos nossos estudantes. 

E, também propor nestes espaços, ações que possibilitem a participação dos jovens no processo de formulação de programas, desde a identificação das demandas, elaboração e implementação das políticas públicas, até o monitoramento e fiscalização e avaliação destas políticas. 

Em Ponta Porã a Conferência livre já tem data marcada para o dia 27 de Setembro de 2011, ás 13:30 hs no auditório do CPPP. O convite está aberto a toda comunidade acadêmica. 

Elaine Cláudia de Arruda Soares Moraes

Bibliotecária do CPPP

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Câmpus de Ponta Porã da UFMS será Sede da Maratona de Programação 2011

No dia 17 de Setembro de 2011 acontecerá a 16º edição da Maratona de Programação. O Câmpus de Ponta Porã é uma das sedes da etapa regional. 



Essa competição acontece desde 1996, sendo promovida pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) com parceria da Fundação Carlos Chagas. Ela se destina a alunos dos cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e Tecnologia da Informação. O objetivo da competição é promover nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, construindo assim a habilidade de resolver problemas sob pressão. 

Os níveis de dificuldade da maratona variam do básico até problemas que necessitam técnicas mais sofisticadas sobre lógica e programação, os competidores devem se organizar e projetar as soluções adequadas para que possam ser aprovadas pelos juízes. 

Cada time representa uma instituição de ensino superior, e é formado por um treinador e três alunos da instituição, tendo no máximo, um reserva. Todos devem ser alunos devidamente matriculados. 

Este ano a cidade sede no estado de Mato Grosso do Sul será Ponta Porã, foram inscritos sete times para competição, sendo eles: dois times do Câmpus de Ponta Porã - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, um time do Departamento de Ciências Exatas - CPCX/UFMS, três times da Faculdade de Computação – UFMS e um time da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

A Maratona de Programação da SBC oferece medalhas aos competidores, o time campeão da Maratona de Programação garante vaga nas finais mundiais do concurso de programação da ACM (Association for Computing Machinery).


Mais informações acesse o Site da Maratona de Programação.

Câmpus de Ponta Porã participa do Desfile Cívico 7 de Setembro de 2011


O Câmpus de Ponta Porã da UFMS participou, a convite da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã, do Desfile Cívico de 7 de Setembro, foi a primeira vez que o CPPP participou do Desfile. A participação foi organizada pelo Diretório Acadêmico Unificado (DAUni), que envolve os cursos de Matemática, Sistemas de Informação e Ciência da Computação, oferecidos no CPPP. 

Através do desfile, foi possível divulgar os cursos e algumas das ações de ensino, pesquisa e extensão que vêm sendo desenvolvidas no CPPP para a população Pontaporanense que presenciou o desfile. 

Os alunos e servidores do CPPP desfilaram, carregando faixas e camisetas da UFMS. A população aplaudiu e a Secretaria de Educação agradeceu a participação da Universidade. Essa boa relação com a comunidade local vem proporcionando a consolidação da presença da UFMS na cidade de Ponta Porã.





























































Mais Fotos Acesse nosso Orkut e Facebook 

II - ERI-MS - Escola Regional de Informática 2011

Adicionar legenda

"Nos dias 24, 25 e 26 de Agosto de 2011, realizou-se a II-ERI-MS - Escola Regional de Informática no Câmpus de Ponta Porã da UFMS. A Cerimônia de Abertura foi um grande sucesso, contou com a participação da Banda Municipal Prof.º Isaac Borges Capilé, do Grupo de Dança “Ballet Gobernación de Amambay” de Pedro Juan Caballero – Paraguai, e do Grupo Musical “Mariachis”. Também contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil Professora Telma Lucchese Cheung, da Secretária Municipal de Educação Professora Maria Leny Antunes Klays, do Gerente da UEMS Professor Moysés Simão Kaveski, do Diretor do IFMS Professor Marcel Hastenpflug, da Vereadora do Município de Ponta Porã Dulce Manosso, do Diretor do Câmpus de Coxim Professor Gedson Faria, da Presidente da Academia Pontaporanense de Letras Elza Veron Farias, do Coordenador Geral da ENCOSMAT Professor Me. César Klayson Soares dos Santos e do Diretor do CPPP Professor Dr. Amaury Antônio de Castro Junior Coordenador Geral da II - ERI-MS.
O Evento contou com Palestras de Alto Nível, os Palestrantes foram Prof. Dr. Marcos Nereu Arenales (ICMC/USP) - “Otimização Linear: Métodos e Aplicações”, Prof. Dr. João José Neto (PCS/EPUSP) – “Um Panorama da Tecnologia Adaptativa - Princípios, Estado da Arte e Aplicações”, Silvio André Xavier (Gerente de Fábrica de Software da DEXTRA Sistemas) – “Scrum - Uma nova visão para o desenvolvimento de software”, Prof. Me. Fábio Aparecido Gamarra Lubacheski (SENAC/SP) – “Jogos Digitais: Ainda são só diversão”, Prof. Dr. Benjamín Barán Cegla (UNA/PY) - Algoritmos Bio-Inspirados. Foram oferecidos também vários Minicursos na Área de Tecnologia.” 

O Evento recebeu Caravanas de todo o Estado de Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso e também uma Caravana vinda de Assunção-Paraguay com mais de 30 Acadêmicos.



A Equipe do Programa NERDS da Fronteira, juntamente com o Grupo PET Fronteira e demais Bolsistas e Colaboradores, participou da Organização do Evento. 

Mais fotos do Evento acesse nosso Orkut e Facebook 


Cerimônia de Abertura
                                                                          
Ballet Gobernación del Amambay

Minicursos














segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Posse Diretório Acadêmico Unificado do Câmpus de Ponta Porã da UFMS

Dia 17 de Agosto de 2011, foi dada a Posse ao Diretório Acadêmico Unificado do Câmpus de Ponta Porã da UFMS. A Cerimônia de Posse contou com a presença da Mestre de Cerimônia a Bibliotecária Elaine Cláudia de Arruda Soares Moraes, do Diretor do Câmpus de Ponta Porã Profº. Dr. Amaury Antônio de Castro Junior, da Prof.ª Me. Sheila Morais de Almeida, da Acadêmica do Curso de Ciência da Computação Marisa Napoleão de Oliveira Presidente da Comissão Eleitoral e demais Professores e Acadêmicos do CPPP.

Abaixo segue uma fala do Diretor do Câmpus de Ponta Porã da UFMS Profº. Dr. Amaury Antônio de Castro Junior.

"Com a criação do Diretório Acadêmico Unificado, reunindo representantes de todos os cursos oferecidos no Câmpus de Ponta Porã da UFMS, consolida-se o movimento estudantil nesta unidade. Tenho absoluta certeza que o DAUni será um grande parceiro para o fortalecimento do câmpus e dos cursos e para a criação de novas ações, parcerias e oportunidades para a comunidade acadêmica e também para a sociedade em geral. É mais um importante passo para o fortalecimento da presença da UFMS na cidade de Ponta Porã e região."

Abaixo segue uma fala do Presidente do DAUni Ebenézer A. S. Moraes.

“O Diretório Acadêmico é um órgão de representação estudantil do ensino superior, tendo como objetivos principais: reivindicar, integrar e defender os interesses dos estudantes e ajudar no trabalho de conscientização dos seus direitos e deveres como acadêmico.

Faz parte da missão do Diretório Acadêmico Unificado - DAUni, representar os acadêmicos vinculados á UFMS do Câmpus de Ponta Porã, promover a aproximação e a solidariedade entre discentes, docentes e corpo técnico-administrativo.

Cabe ao DAUni a realização de atividades como: defender os direitos dos cursos, realizar campanhas de solidariedade e cidadania, revelar talentos em festivais, exposições e produção acadêmica, promover debates, enfim, integrar os estudantes, permitindo sua atualização em assuntos relevantes da sociedade, cultura, ecologia, educação e pesquisa.

É a entidade mais importante do movimento estudantil porque está em permanente contato com os acadêmicos dos cursos que representa. Quanto mais forte, organizado e ativo for o D.A., maior é a probabilidade de serem atendidas suas reivindicações pela instituição.”

















Integrantes do DAUniCPPP
















DAUniCPPP com o Diretor Prof.ºDr. Amaury Antônio de Castro Junior.

Mais fotos da Cerimônia de Posse acesse o Facebook e o Orkut do DAUni.